página inicial » cursos » Music Business - Negócios do Entretenimento
Music Business - Negócios do Entretenimento
Informações Gerais
O curso MUSIC BUSINESS tem como objetivo dotar os participantes de um conjunto de habilidades-chave e conhecimentos atualizados sobre o mercado do entretenimento para lidar com as tendências emergentes do setor, além de estimular uma atitude de curiosidade crítica em negócios de música e economia criativa.
A partir de análise de casos, o curso aborda os conhecimentos sobre o direito autoral, contratos e o fluxo monetário das atividades que têm a música como meio ou fim.
O curso destina-se a músicos, intérpretes, produtores musicais, técnicos da área de entretenimento, gestores e agentes culturais, produtores executivos, empresários e demais interessados pelo tema.
Sobre o professor
Ricardo Cantaluppi, músico, atua há 40 anos como produtor musical, com passagens pelas gravadoras Polygram (atual Universal), Abril Music, Deckdisc e Kuarup Música. Coordenador de A&R, diretor e roteirista de shows musicais, diretor de produção de filmes musicais (DVDs), projetista e diretor de artes na criação de embalagens de produtos fonográficos e audiovisuais musicais.
Especificações do curso
- Máximo de 25 (vinte e cinco) alunos por turma
- Carga horária Total: 60h/aula
Curso Regular
- Aulas de segunda a quinta-feira
- Horário das aulas: das 19h30 às 22h30
Programação
- Panorama Geral – A música pensada como negócio, os serviços e produtos de natureza musical, a economia de música e apresentação do mercado de música.
- A legislação – Plano Nacional de Cultura, leis de fomento à cultura, leis do direito autoral (Leis nº 9.610 e nº12.853) e os contratos civis e contratos de adesão, que permitem e garantem uma monetização segura e permanente de produtos, serviços ou resultados exclusivos na área de música.
- Domínios Culturais – Transversalidade da música na Economia Criativa, sua presença nos mais diversos segmentos de serviços e produtos e na indústria cultural.
- Monetização da cadeia produtiva – Profissionalização, leis de regulamentação do profissional em artes e entretenimento, a circulação do dinheiro pelos mais diversos meios, por ex.: utilização digital da música, apresentações públicas, publicação, reprodução, sincronização, distribuição, circulação, difusão e transmissão.
- Trabalho de conclusão – Apresentação do aluno sobre o tema ou caso real para trabalho futuro.
Obs: Se for necessário, para um melhor aprendizado, o IAV poderá aumentar a carga horária do curso.
O IAV reserva-se ao direito de fazer alterações na programação sem prévio aviso.
Cursos Online
Cursos Presenciais
( Indisponível para matrícula. )