página inicial > professores > Marcelo Claret

Marcelo Claret

Formado em Comunicação pela FAAP (SP) no curso de RTV em 1991, trabalha profissionalmente em áudio há mais de 30 anos. É o fundador e atual Diretor do IAV - Instituto de Áudio e Vídeo , sendo um dos grandes responsáveis pela verdadeira revolução cultural do áudio brasileiro nas últimas décadas. Representou, junto com outros profissionais, a categoria dos Técnicos de Áudio na formulação do novo Código Brasileiro de Ocupações, o CBO-2000, idealizado pelo Ministério do Trabalho e realizado pela UFMG.

Trabalhou como consultor da Yamaha Musical do Brasil em 1998 e 1999, e da antiga Selenium entre 2000 e 2001. Foi palestrante no 2º Áudio Minas, no 1º SEMEA e de várias edições do Congresso da AES Brasil, além de já ter ministrado pequenos cursos e seminários na Rede Globo, Globosat, Unicamp e Senac, todos na área de áudio.

Nas décadas de 80 e 90 sonorizou e operou shows de inúmeros artistas nacionais e estrangeiros como Paco de Lucia, Rosa Maria, Fábio Júnior, Legião Urbana, Jorge Benjor e Itamar Assunção, entre outros, e teve várias matérias publicadas nas revistas Backstage, Home Studio, Cover Teclado, Áudio, Música e Tecnologia e In Concert.

Em 2007 ganhou o prêmio TIM de Música com o disco Na Estrada. Uma Co-produção com o DJ Patife.

Seu primeiro prêmio no teatro foi em 1988 pelo som da peça A Falecida de Nelson Rodrigues, dirigida por Gabriel Vilela.

Foi o primeiro e é o mais reconhecido Designer de Som do Brasil sendo responsável pelo Som dos Musicais “Cambaio” - direção geral de João Falcão, direção musical Lenine, composições de Chico Buarque e Edu Lobo, “Vitor ou Vitória”, em sua versão brasileira - produzida e dirigida por Jorge Takla e estrelado por Marília Pera, "Sweet Charity" - dirigido por Charles Möeler e Cláudio Botelho e estrelado por Cláudia Raia com participação especial de Marcelo Medici, além de outros grandes Musicais como: "My Fair Lady”, SETE o Musical, Tom e Vinícius, Beatles num Céu de Diamantes, A Gloriosa, Avenida Q, Charlie e Lola, O Despertar da Primavera, É com esse que Eu Vou, Gypsy, Hair, O Violinista no Telhado, O Mágico de Oz, Milton Nascimento - Nada será como antes, Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 minutos, Os Saltimbancos Trapalhões, Kiss me Kate, Dois Filhos de Francisco - o Musical e A Noviça Rebelde.

Em 2015 ganhou dois prêmios como Designer de Som no Brasil: o Prêmio Bibi Ferreira e o Prêmio Reverência.

Participou dos projetos de Acústica e Instalações de Áudio e Vídeo dos seguintes locais:

*1ª Igreja Batista de Campinas (SP);
*Teatro OiCasagrande (RJ);
*Teatro Villa Lobos (RJ);
*Sala Cecília Meirelles (RJ);
* Auditório da Escola de Marketing Industrial (SP);

Em 2017 foi contratado pela T4F para supervisionar a montagem do áudio do espetáculo Les Misérables.

Agora em 2018, acaba de ser confirmado como Embaixador Brasileiro para o Campus Experience da Full Sail University em Orlando - Flórida.