página inicial > professores > Marcelo Claret

Marcelo Claret

Formado em Comunicação pela FAAP (SP) no curso de RTV em 1991, trabalha profissionalmente em áudio há mais de 20 anos. É o atual diretor e um dos fundadores do IAV, sendo um dos grandes responsáveis pela verdadeira revolução cultural do áudio brasileiro na última década. Presidente da ABPAudio durante o período de 2005 a 2007, representou, junto com outros profissionais, a categoria dos técnicos de áudio na formulação do novo CBO (2000/ 2001), idealizado pelo Ministério do Trabalho e realizado pela UFMG.

Um dos mais reconhecidos Sound Designer do Brasil, Claret foi o responsável pelo projeto dos Musicais “Cambaio” (direção geral de João Falcão, direção musical Lenine, composições de Chico Buarque e Edu Lobo), “Vitor ou Vitória”, em sua versão brasileira (produzida e dirigida por Jorge Takla e estrelado por Marília Pera), "Sweet Charity" produzido pela CIE Brasil em co-produção com a AXION Produtores Associados (dirigido por Charles Möeler e Cláudio Botelho e estrelado por Cláudia Raia com participação especial de Marcelo Medici), além da montagem de "My Fair Lady" (estrelada por Daniel Boaventura e Amanda Acosta, com direção e produção de Jorge Takla). Já sonorizou e operou shows de inúmeros artistas nacionais e estrangeiros como Paco de Lucia, Rosa Maria, Fábio Jr. e Legião Urbana, entre outros e tem várias matérias publicadas nas revistas Backstage, Home Studio, Cover Teclado, Música e Tecnologia e In Concert.

Trabalhou como consultor da Yamaha Musical do Brasil em 1998 e 1999, e da Selenium entre 2000 e 2001. Foi palestrante no 2º Áudio Minas, no 1º SEMEA e em várias edições do Congresso da AES Brasil - do qual participa todos os anos - além de já ter ministrado pequenos cursos e seminários na Rede Globo, na Unicamp e no Senac na área de áudio. Atualmente também desenvolve trabalhos de mixagem e masterização de discos nos estúdios do IAV, como forma de trazer a realidade do mercado profissional para dentro da escola.